sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Obras inéditas de Darel em mostra


Caixa Cultural SP exibe 90 trabalhos do artista

A Caixa Cultural São Paulo abriu a exposição Por trás da aparência – As ilustrações de Darel. Serão exibidas 90 obras do artista pernambucano Darel Valença Lins, renomado ilustrador de diversas produções literárias importantes. Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, a mostra permaneceu em cartaz até o dia 5 de janeiro de 2014.

Nascido no ano de 1924 em Palmares, no Pernambuco, o gravador, pintor, ilustrador, desenhista e professor veio ao Rio de Janeiro ainda jovem, e começou a trabalhar em redações. Lá, teve contato com várias figuras do cenário artístico, como Iberê Camargo, Joaquim Tenreiro, Maria Leontina, Inimá de Paula, Cândido Portinari, José Pancetti e Oswaldo Goeldi.

Darel ilustrou obras de nomes de peso na literatura, tanto brasileira, quanto internacional. Autores de destaque incluem Graciliano Ramos, Dostoievski, Nelson Rodrigues e Gabriel García Márquez. Assim como a produção literária de tais autores, os desenhos de Darel retratavam a temática social, humana e da estética. O artista também colaborou com ilustrações para os jornais e revistas Última Hora, Senhor e Playboy.

Agora, o público terá acesso a trabalhos inéditos desse artista conhecido pelas representações de mulheres coloridas e de cidades furtivas e sombrias. Serão apresentadas desde as obras que iniciaram sua carreira no final da década de 1940, até as produções dos dias de hoje.

Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário